segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Filme: Tempos Modernos



             O filme tempos modernos retrata a revolução industrial, na qual o homem executa o trabalha manual com o auxilio das maquinas de forma tão mecânica que chega a alienar o ser humano. Realidade essa que se estende até os dias atuais, de que sofremos diariamente influências.
             Charlie Chaplin é o principal personagem dessa incrível trama, na qual ele retrata a vida de um operário de uma fabrica e a realidade vivenciada naquela época. Buscando inclusive expor a realidade gritante de desigualdade social vivida em 1936.
            De forma divertida e bem humorada o filme transmite uma linda mensagem de superação, se tornando assim marcante e apaixonante.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Possibilidades e Desafios da Utilização de Webquest e Webfólio



 
Formação de Professores e Novas Tecnologias: Possibilidades e Desafios da Utilização de Webquest e Webfólio na Formação Continuada.

Problema:
- "Pânico", resistência dos professores no uso das novas tecnologias, não conhecem as velhas.
- Há propostas de formação continuada nesse sentido, pois é uma necessidade lidar com todos os recursos disponíveis para a aprendizagem.

Ideias Centrais:
- Webfólio e webquest como recursos efetivos;
- Meio para acompanhar o aluno em suas produções (construção de conhecimento);
- Velho paradigma : aluno como receptor de informações X aluno como construtor do conhecimento;
- A formação de professores deve ser para alem do técnico;
- Relação virtuais como possibilidade de avanço sem deixar se levar pelo uso ingénuo das tecnologias.

Conceitos:
- Webfólio: instrumento que compreende a compilação de todas as produções do aluno sendo constituídos de registro de visitas, resumos de textos, resenhas de vídeos, projetos, relatórios.. Versão on-line do portifolio;
- Webquest: educar para a ética, para as relações pessoais;
- Retomada do espírito cientifico;

Desafios:
- Problemas estruturais (profissionais, maquinas, locais...).

Critica:
- Os profissionais devem se atualizar a cada dia e fazer o possível para aceitar e internalizar as novas tecnologias como parte integrante na construção de sua pratica docente aceitando-a de fato, utilizando essas ferramentas, do século XXI, para aquisição de conhecimentos tendo mais dinamismo e complementando sua praxis.